Como se forma uma cárie?
Explicando de uma forma muito simples… as bactérias que (naturalmente) ficam nos dentes metabolizam os açúcares da comida. Neste processo produzem um ácido, que pode ser parcialmente neutralizado pela saliva. Quando há muito açúcar, principalmente de forma repetida ao longo do dia, as bactérias produzem tanto ácido que a saliva já não tem capacidade de o neutralizar.
O ambiente ácido tem efeito desmineralizante no esmalte dentário. Inicialmente surgem umas manchas brancas nos dentes. Mais tarde, se não existir nenhuma intervenção, o problema evoluiu e surge o “buraquinho” da cárie.
Como prevenir as cáries?
Para manter os dentes saudáveis (e bonitos) é necessário evitar a ingestão excessiva e desadequada de comidas ou bebidas açucaradas e manter uma boa higiene oral. A lavagem correta dos dentes elimina a placa bacteriana e o flúor (presente na pasta dentífrica) atrasa o processo de desmineralização e torna o esmalte dentário mais resistente à ação dos ácidos.
Estes cuidados devem começar desde bebé, logo quando nasce o primeiro dentinho. Manter a saúde dos dentes de leite é essencial para saúde de todos os dentes, incluindo os definitivos! E a instituição de bons hábitos de higiene oral desde os primeiros meses é a melhor estratégia para a sua manutenção ao longo de toda a vida!
Nas imagens estão as recomendações práticas resumidas para uma manter os dentinhos dos nossos bebés bonitos e saudáveis!
Saliento a importância de confirmarem que o teor de flúor na pasta dos dentes seja igual ou superior a 1000 ppm (partes por milhão). Não confiem quando referem que é “para crianças” porque algumas pastas dentífricas infantis têm metade da dose recomendada em flúor! Estejam atentos!






