Coisas de bebé, higiene

O que fazer ao rabinho vermelho?

Rabinho vermelho… vamos falar sobre o problema de pele mais frequente no bebé!

A dermatite da fralda irritativa acontece porque as fraldas criam um ambiente fechado onde as enzimas das bactérias (normais) do cocó contactam com o xixi do bebé e aumentam o pH da zona da fralda. O meio mais alcalino potencia a maceração da pele. A danificação cutânea cria uma “porta de entrada” para microorganismos e potencia a ação irritativa dos químicos presentes nas fraldas, toalhitas e produtos de higiene.

A pele com dermatite da fralda fica vermelha nas áreas em contacto com a fralda, cocó e xixi, enquanto que a pele das preguinhas continua normal.

Nesta fase, o que fazer?

– aumentar a frequência com que se muda a fralda;

– se necessário limpeza, fazê-la de modo suave sem fricção usando água morna e compressa suave e secagem com compressa seca;

– não usar toalhitas;

– permitir que o bebé permaneça períodos com o rabinho ao ar, principalmente se tiver feridas abertas;

– usar pomada ou pasta de muda de fralda com óxido de zinco em todas as mudas, não sendo necessário removê-la completamente antes da aplicação seguinte.

A candidíase perienal é a sobreinfeção por um fungo (a Candida albicans) desta pele já fragilizada. Surgem umas pequenas borbulhinhas na região de pele vermelha e à volta desta área e as alterações cutâneas pode se espalhar para a pele das pregas.

Quando surgem estas alterações (principalmente quando é a 1ª vez) ou quando a dermatite se prolonga para mais do que 3 dias apesar dos cuidados mencionados, poderá ser necessário iniciar uma pomada com antifúngico.

A abordagem inicial que expliquei deve ser começada logo que a pele do rabinho começa a ficar vermelha. No entanto, um rabinho vermelho pode ser mais do que uma dermatite irritativa da fralda. Pode ser uma complicação mais grave como um infeção bacteriana ou uma manifestação de um problema generalizado de pele.

Se o problema persistir apesar do tratamento ou se tiver outras manifestações (como dor intensa, febre, sangue no cocó do bebé, bolhas, crostas amareladas, vermelhidão apenas na zona do ânus) devem consultar um médico/pediatra.

Deixe um comentário