São 8-12 fraldas por dia nas primeiras semanas e depois 6-8 por dia até aos 3 anos… Ou seja, cerca de 8000 fraldas! Perante este número assombroso, quem não pensa em fraldas reutilizáveis?
1. Utilização
As fraldas descartáveis são muito absorventes e muito práticas – basta colocar uma nova e deitar fora a suja. Desvantagens? Muitas idas ao supermercado… E o risco de o bebé fazer reação ao material da fralda.
As fraldas reutilizáveis são muito confortáveis e feitas em algodão (melhor tecido para a pele do bebé). Mas dão mais trabalho: lavar, secar e “montar” fraldas 2-3x por semana. O trabalho triplica em dias de diarreia e nas saídas de casa teremos de trazer “o presente” para lavar. No entanto, atualmente existem muitas variações de fraldas reutilizáveis (como versões “híbridas”) e acessórios que facilitam a vida aos pais!
2. Sustentabilidade ambiental
As descartáveis não são biodegradáveis – 8000 fraldas ficam algures no mundo a causar estrago! Mesmo as fraldas com materiais “amigas do ambiente” não se equiparam às reutilizáveis neste argumento.
As fraldas descartáveis usam mais matéria-prima e geram mais resíduos na sua produção, mas a utilização das reutilizáveis consome mais água e eletricidade e produz resíduos relacionados com as lavagens. Existem estudos que referem que estas fraldas apenas têm vantagem ambiental se a sua lavagem for realizada com a máxima eficiência de carga e sem usar altas temperaturas e com secagem ao ar livre.
3. Economia doméstica
As fraldas reutilizáveis requerem um investimento inicial de 600-800 euros para 30 fraldas. A este valor temos de acrescentar os gastos com eletricidade, água, detergentes e alguns acessórios.
As faldas descartáveis vão se comprando de forma mais faseada, mas 8000 fraldas a um preço médio de 15 cêntimos são 1200 euros!
A vantagem económica das fraldas reutilizáveis destaca-se quando as mesmas fraldas são usadas por dois ou mais filhos.
Quando eu pensei no assunto, optei pelas descartáveis ao perceber que não iria conseguir gerir o dia-a-dia com as fraldas reutilizáveis (para além de que não teria como colocar as secar ao ar). E vocês o que usam?
