Os recém-nascidos e bebés pequenos não precisam de tomar banho todos os dias. Mas, nos dias em que não há banho, é preciso manter uma higiene cuidada.
Como fazer?
Como sempre, o primeiro passo é lavar bem as nossas mãos!
A ordem de limpeza do bebé aqui referida não é obrigatória. A ideia é ir da zona mais limpa para a zona “mais suja”. Começar pela higiene do coto umbilical (se ainda não tiver caído), seguido pela face (olhos, orelhas e nariz) e pescoço, passando pelas mãos e finalizar com a limpeza da zona da fralda.
1. Coto umbilical
Usar compressas esterilizadas humedecidas com soro fisiológico (em unidose). Pegar nas compressas pelas extremidades para reduzir o risco de infeção da zona do umbigo. Passar a compressa humedecida desde a base do cordão até à ponta, deitar fora a compressa e usar uma nova para continuar a limpar. Usar 2 a 3 compressas para limpeza completa do coto umbilical. Deixar secar ao ar, enquanto se continua com a higiene.
2. Olhos
Para a limpeza dos olhos usar compressa humedecida com água ou soro fisiológico. A compressa deve ser passada na pálpebra desde o canto interno (do lado do nariz) até ao canto externo. Utilizar uma compressa por cada olho.
3. Orelhas
Humidificar algodão, compressa ou cotonete com água e limpar as orelhas (por fora) e pele ao seu redor, sem esquecer da área atrás das orelhas! Não colocar nada dentro do ouvido – a cera sai naturalmente e a tentativa de limpeza do interior do ouvido apenas empurra a cera para dentro, para além de se correr o risco de magoar seriamente o bebé!
4. Nariz
Para humidificar as secreções do nariz, colocar umas gotas de soro fisiológico nas narinas. Ao tornar as secreções mais fluídas, o bebé irá engoli-las ou acabam por “surgir” à entrada da narina. Se isso acontecer, apertem a narina com uma compressa seca num movimento descendente suave e rápido para empurrar a ranhoca para fora. Se forem muitas secreções, poderá ser necessário usar um aspirador de secreções para “sugar” suavemente o ranho.
5. Mãos e Pescoço
Convém não esquecer de passar uma compressa humedecida com água na prega do pescoço, principalmente se for um bebé bolçador! E também nas mãos, que passam o dia entre a boca, bonecos e camisolas. Já agora… espreitem no meio dos dedos dos pés, a ver se não encontram bolinhas da malha das meias…!
5. Rabinho
Lavar o rabinho com uma compressa humedecida com água. Já falamos das particularidades meninas vs. meninos na higiene da zona da fralda num post anterior. No final secar um uma compressa seca antes de colocar a fralda e ter o cuidado de dobrar a fralda para manter o coto umbilical de fora (até ele cair).
Como reparam, apenas falo em água ou soro fisiológico. Nos primeiros meses de vida, acho que devemos proteger a pele sensível do bebé de todos os produtos desnecessários! Depois do bebé crescer, produtos como a água de limpeza podem ser úteis para uma “lavagem à gato” em dias complicados (esporádicos) em que não se consegue colocar o bebé numa banheira!
