Coisas de bebé

Fralda de menino e de menina… há diferença?

A fralda, em si, é igual! Mas o que vai lá dentro é, obviamente, diferente! E as diferenças anatómicas entre meninos e meninas fazem com que as mudas de fraldas tenham diferentes particularidades.

Higiene do rabinho – toalhetes ou água?

Nem sempre é preciso utilizar água ou toalhetes. Quando o bebé fez apenas xixi e a pele está limpa, não é preciso estar a lavar a pele. Demasiadas lavagens fragiliza a pele.

Quando é necessário, é sempre preferível limpar a zona do rabinho com água apenas, principalmente nos primeiros meses de vida em que a pele é mais sensível. Para isso é útil usar compressas tecido não tecido e ter uma pequena taça de água para molhar a compressa antes de limpar.

Um dispensador de água (aqueles que são usados para manter a água quente para chás) pode ser útil para manter água sempre disponível. E ainda pode ser uma ajuda para ter água morna para os bebés que odeiam sentir o frio da água no rabinho.

Os toalhetes são muito práticos, mas só devem ser usados pontualmente em saídas de casa. Atualmente os toalhetes à base de água (99% de água) são os ideais!

Que cuidados ter em meninas? E em meninos?

Para meninas, limpar os restos de cocó sempre da frente para trás para evitar “arrastar” cocó (e as suas bactérias) para a região da uretra (local por onde sai a urina) e causar infeção urinária. Este é um hábito que se deverá manter durante toda a vida de uma menina!

Podem observar um pequeno corrimento esbranquiçado (tipo clara de ovo) entre os pequenos lábios das bebés – é normal e não é preciso limpar. Nos primeiros dias de vida, também pode acontecer que este corrimento seja avermelhado por ter sangue misturado. Não fiquem alarmados, é normal enquanto as hormonas femininas da mãe ainda estão na circulação da bebé.

Nos meninos, não há tantos cuidados quando são bebés pequenos. Mas convém nunca esquecer de ir espreitar debaixo do escroto (pele à volta dos testículos) e da pilinha, onde ficam muitas vezes escondidos restos de cocó.

Até por volta dos 2 anos, não se deve puxar a pele do prepúcio. Apenas é necessário lavar a pele “por fora”. Ver aqui mais sobre este assunto.

Quando usar o creme muda-fralda?

Cada bebé tem um tipo de pele diferente… Há bebés com pele muito sensível e que facilmente ficam com “eritema das fraldas” e outros que nunca ficaram com o rabinho vermelho. Na minha opinião, os cremes/pomadas de muda de fralda apenas devem ser usados quando a pele começa a ficar fragilizada e irritada. Apesar de excelentes a auxiliar na regeneração da pele, também podem ser oclusivos e não deixar a pele “respirar”. Portanto, creme muda-fralda apenas quando é preciso! Alguns bebés vão precisar quase todas as semanas e outros só muito raramente…

O que nunca usar: pó talco! Apesar de antigamente ter sido muito usado, hoje em dia sabe-se quando se aplica o pó talco cria-se uma “nuvem” de talco que é inalada pelo bebé. A inalação do pó talco pode lesar o pulmão do bebé e causar problemas respiratórios graves no futuro.

Deixe um comentário