Alimentação

O medo do glúten… Porquê?

O que é a doença celíaca?

A doença celíaca ocorre quando em pessoas com predisposição genética (herdada de um ou ambos os pais) é exposta ao glúten. O sistema imunológico reage ao glúten ingerido na dieta, causando inflamação do intestino delgado. A inflamação e destruição de células intestinais é responsável por sintomas digestivos e pela dificulta na absorção dos nutrientes da alimentação.

Onde se encontra o glúten?

O glúten está presente nos cereais, como o trigo, cevada e centeio. O milho e arroz não têm glúten. Já a aveia, apesar de naturalmente não ter glúten, muitas vezes tem vestígios de glúten em consequência do seu processamento em conjunto com outros cereais. Pode ser encontrada no mercado aveia isenta de glúten (procurar o símbolo de uma espiga cortada) comercializada por empresas que processam a aveia separadamente.

Quando iniciar cereais com glúten na alimentação dos bebés?

Durante muitos anos, apenas se aconselhava comer glúten após os 6 meses de idade por se pensar que a sua introdução antes desta idade aumentava o risco de desenvolver doença celíaca.

Ao longo dos anos seguintes os estudos realizados mostraram resultados diferentes… E as recomendações passaram a indicar que o glúten fosse iniciado entre os 4 e 7 meses, idealmente em idade que o bebé ainda fosse amamentado.

Atualmente, os estudos mais recentes mostram que as intervenções dietéticas não têm impacto sobre o risco de aparecimento de doença celíaca. Por isso as recomendações atuais para a população geral são para a introdução de cereais com glúten na dieta dos bebés entre os 4 e os 12 meses, inicialmente em pequenas quantidades e com aumento gradual nos meses seguintes.

A ciência vai evoluindo e o nosso conhecimento também… o que faz com que as recomendações vão tomando novos rumos! Ao mantermo-nos informados podemos tomar as atitudes mais corretas a cada momento! Boas papinhas (com glúten!)

Deixe um comentário