Os cereais devem ser introduzidos na alimentação do bebé próximo dos 6 meses na idade. São uma fonte importante de proteínas vegetais, minerais (fósforo, magnésio e cálcio) e vitaminas do complexo B. Para além destes, a maioria das papas comerciais são enriquecidas em ferro, zinco e outras vitaminas.
As papas podem ser lácteas ou não lácteas. As primeiras são para ser preparadas com água, uma vez que já têm leite na sua constituição. As papas não lácteas são preparadas com leite materno ou com uma fórmula infantil específica do bebé (para os que não podem consumir fórmula infantil standard).
Deve ser oferecido 35 a 50g de cereais numa refeição que substitui uma refeição de leite. Uma colher sopa (não rasa) de “pó” da papa corresponde a cerca de 7g de cereais, pelo que cada papa deve ser feita com 5 a 7 colheres de sopa da mistura seca de papa e água.
O que dar primeiro: Sopa ou Papa?

Dos 5 sabores (doce, salgado, ácido, azedo, amargo), o doce é considerado “inato”, ou seja, todos os bebés nascem a gostar do sabor doce enquanto que têm de aprender a gostar dos restantes.
Por esse motivo, muitos pediatras recomendam que se comece a diversificação alimentar pelos legumes e só depois se introduza os cereais (as papinhas!).
A situação é diferente quando temos um bebé com dificuldade em ganhar peso, nomeadamente quando existe algum motivo médico para tal… Nestes casos, pode ser vantajoso começar por um alimento mais energético como os cereais.
Papas comerciais ou caseiras?

As papas caseiras são óptimas! E super saborosas! Mas… não são quantificadas do ponto de vista nutricional, é difícil oferecer vários tipos de cereais (para além da aveia também existe o trigo, a cevada, o centeio, o milho, o arroz… e cada um tem a sua vantagem nutricional) e não são enriquecidas em minerais ou vitaminas.
No início da diversificação alimentar, em que o bebé ainda não consome todos os alimentos em quantidade suficiente para suprir as suas necessidades, sou da opinião que devemos optar pelas papas comerciais enriquecidas. O mesmo princípio se aplica às papas comerciais “biológicas” não enriquecidas…
Um fator que coloca sempre dúvidas nos pais é o teor nutricional das papas. Habitualmente as papas têm cerca de 400 kcal por 100g e, atualmente, a maioria não tem açucares adicionados.
Mais tarde, a partir dos 10-12 meses e se o bebé tiver uma alimentação completa e diversificada, as papas caseiras são bem-vindas! Mas sempre sem adição de açúçar ou mel!
