A água! A primeira é, obviamente, o leite materno.
A partir do momento que se inicia os alimentos sólidos, o bebé deve também começar a beber água. Pode ser água engarrafada ou água da torneira (em locais em que seja própria para consumo) e não precisa de ser fervida.
E podem dar descanso ao biberão! A água deve ser oferecida em copo com bucal. Inicialmente o bucal deve ter válvula para que não darem banho ao bebé de cada vez que ele beber água. Mais tarde, quando o bebé conseguir segurar o copo de forma autónoma, passam para copo com bucal sem válvula ou copinho de treino.
Nem todos os bebés gostam de água, mas é importante ir oferencendo em pequenos golinhos ao longo do dia. Em dias de maior calor ou se o bebé estiver doente com febre, convém oferecer com maior frequência para evitar a desidratação.
Não oferecer infusões/chás aos bebés. Os taninos dos chás podem limitar a absorção de minerais e alterar a motilidade dos intestinos.
Não oferecer sumos, nem os sumos 100% naturais. Estes sumos não têm nenhuma vantagem nutricional em relação a oferecer fruta e têm efeitos adversos (risco de causarem diarreia, potenciam as cáries e alteram a perceção do paladar).
