Os recém-nascidos têm unhas compridas, flexíveis e… afiadas! É comum arranharem-se logo no primeiro dia de vida!

Nunca morder ou roer as unhas do bebé! Mesmo que uma avó ou vizinha diga que antigamente era assim… Os microorganismos da boca dos adultos podem causar infeções nos dedos dos bebés! Portanto… nem pensar!
Nestes primeiros dias, as unhas são tão flexíveis que dobram dentro da tesoura – é quase impossível cortar as unhas! A solução mais fácil é usar uma lima de papel para suavizar aquelas pontinhas aguçadas. Não se esqueçam de meter uma lima de papel no saco da maternidade!
Até conseguirem limar as unhas, coloquem umas luvas ou meias de algodão nas mãos para evitar que o bebé se arranhe. Mas não deixem o bebé sempre com as mãos tapadas… os bebés precisam de sentir com as mãos, de tocar na própria cara, de sentir a pele da mãe durante a amamentação.

As unhas dos bebés crescem muito rápido, principalmente as das mãos! Quando as unhas começarem a ser mais resistentes e duras, cortá-las com uma tesoura de pontas redondas é a forma mais fácil de as manter curtas. Também podem usar um corta-unhas própria para bebés, se preferirem.

Escolham um período de sono ou em que o bebé esteja mais tranquilo e um local com boa luminosidade. Se for preciso, peçam a outra pessoa para vos ajudar a segurá-lo.
Afastem a pele de unha suavemente para terem espaço para cortar (apenas) a unha. Tenham o cuidado de não cortar em demasia, pelo risco de cortarem também um bocadinho de pele. Esta ferida pode ser uma porta para bactérias, que podem causar uma infeção no dedo do bebé.
Se por acaso cortarem uma pontinha de pele e sangrar, façam pressão com uma compressa limpa até parar de sangrar. Não coloquem penso ou outros adesivos pelo risco do bebé o colocar na boca e aspirar o penso.
As unhas dos pés também crescem rápido. Nas primeiras semanas/meses, enquanto são mais flexíveis, podem enrolar acompanhando a curvatura do dedo. Só se devem cortar as unhas dos pés se for necessário e sempre de forma reta e não em formato arredondado.

Se um dos cantos da unha (da mão ou do pé) ficar vermelho, não convém mexer. Geralmente estas pequenas inflamações resolvem sozinhas. Se a área de vermelhidão e inchaço estiver a aumentar, contactem o pediatra.
