O banho é um período em que temos de estar com toda a atenção, para evitar acidentes como queimaduras ou afogamentos.
Apesar de parecer quase impossível, os bebés e crianças pequenas podem afogar-se em pequenas quantidades de água. Basta um balde com um bocadinho de água!
A natural curiosidade da criança/bebé faz com que se debrucem sobre qualquer recipiente com água. Simultaneamente a sua cabeça é muito pesada em relação ao peso do corpo, fazendo com que caiam de cabeça e não tenham força para a retirarem da água. É preciso atenção e cuidado logo desde o momento de preparação do banho!
Durante o banho, uma pequena escorregadela do bebé pode fazer com que a cara fique submersa em pouca água. O afogamento ocorre rapidamente em menos de meio minuto, sem barulho, tosse ou barulho de água a chapinhar.
Que cuidados ter:
- Prepare tudo o que necessita para o banho antes de pegar no bebé (banheira com água, toalha, compressas, gel lavante e creme hidratante, roupa lavada, fralda, etc).
- A partir do momento que tem água na banheira, mantenha sempre a vigilância sobre o bebé ou criança.
- O banho a um bebé ou criança até aos 5 anos, implica sempre um adulto responsável a vigiar – não delegue esta responsabilidade noutra criança mais velha.
- Durante o banho de bebés, deve-se manter sempre uma mão/braço e os dois olhos colados no bebé.
- Nunca deixar o bebé na banheira para ir buscar algum objeto ou atender o telefone ou a porta, mesmo que a banheira tenha cadeira de suporte ou que tenha pouca água.
- Se tiver outra criança pequena em casa, nunca deixe a banheira com água num local sem vigilância enquanto veste o bebé/criança que tomou banho.
- Logo que possível, despeje a água da banheira.
Portanto, a única forma de garantir que um banho não se transforma num afogamento é não tirar os olhos da criança, nem da água que está na banheira se existirem outras crianças em casa!

Um comentário em “Num bocadinho de água de banho, pode acontecer um afogamento”