Os bebés pequenos não é precisam de tomar banho todos os dias. Habitualmente, dar banho 2 a 3 vezes por semana é suficiente. É claro que se o bebé gostar do banho ou o acalmar, não há problema em dar banho todos os dias!
Nos dias em que não se dá banho completo, continua a ser necessário a limpeza da face (olhos, nariz e orelhas), mãos, rabinho e zona do cordão umbilical se ainda não tiver caído. Falaremos desta rotina em outro post.
Pode-se dar banho em qualquer momento do dia. Evitem o período logo a seguir à refeição ou quando o bebé tem muita fome. Para os bebés em que o banho é relaxante, aproveitem para o ajudar a dormir melhor dando o banho ao final do dia. Escolham o período que preferem e que seja mais conveniente ao vosso quotidiano e mantenham-no para criarem essa rotina ao bebé. Os bebés e crianças adoram rotinas!
O banho deve ser rápido e durar apenas 5 a 10 minutos para evitar secar demasiado a pele. Nas primeiras 3-4 semanas, a pele é muito sensível, por isso evitem os géis/óleos lavantes ou cremes hidratantes e usem apenas água. Mais tarde optem por um produto de limpeza suave e idealmente sem perfume.
Vamos lá ao banho:
- Primeiro preparar tudo o que vai ser preciso: banheira, toalha, compressas, gel lavante e creme hidratante (se usarem), roupa lavada e fralda.
- Encher a banheira com água morna até cerca de 8 cm de altura.
- A temperatura da água está boa se não se sentir diferença de temperatura quando se toca com a parte interna do antebraço na água (37-38ºC). Se tiver de colocar água quente e água fria em separado, começar sempre pela água fria e depois acrescentar a água quente para eliminar o risco de colocar o bebé em água demasiado quente.
- Antes de retirar a roupa do bebé aproveitar para limpar a pele dos olhos, nariz e à volta das orelhas com compressas com água morna.
- Retirar a roupa do bebé e limpar o rabinho do bebé com uma compressa molhada.
- Colocar o bebé na banheira segurando-o com o braço não dominante: o antebraço por baixo do cabeça e a mão a segurar na zona da axila/braço
- Mantendo sempre o bebé seguro, dê banho ao bebé da cabeça aos pés, não esquecendo de nenhuma preguinha e deixando a região do rabinho para último. Sou apologista do banho dado com a nossa mão em vez de uma esponja – nada melhor do que o toque da pele!
- Retire o bebé da água e embrulhe-o rapidamente numa toalha seca
- Secar a pele com a tolha sem esfregar, e não esquecer de secar as pregas do pescoço, atrás das orelhas, nas axilas, cotovelos, virilhas e joelhos.
Nem todos os bebés simpatizam com a água logo desde início. A estes bebés é preciso dar tempo para se habituarem e começarem a apreciar este momento. Para os pais, os primeiros banhos do bebé são cheios de ansiedade e medo. Gradualmente, tanto o bebé como os pais, vão se habituando ao ritual do banho e os receios vão desaparecendo. Mas é importante nunca relaxarem nas medidas de segurança. O banho requer cuidados para evitar acidentes, como queimaduras ou afogamento.
Mantendo a segurança, aproveitem o momento do banho para conhecerem melhor o vosso bebé! Boas banhocas!
