Vamos falar de pilinhas: Coisas normais de pilinhas… Coisas que podem acontecer às pilinhas… E coisas que podem ser muito graves numa pilinha!
Fimose: quando não se consegue puxar o prepúcio (pele que recobre a glande do pénis) sobre a glande. É normal em bebés e crianças pequenas, até aos 2 a 6 anos. Geralmente, a partir dos 2 anos, a pele começa a descolar da glande gradualmente. Habitualmente, mantendo uma higiene adequada, não existe fimose quando os meninos entram para a escola.
Quando isto não acontece ou quando a fimose é grave (muito apertada e/ou a causar outros problemas como infeções frequentes ou dificuldade em fazer xixi), o médico pode dar indicação para colocar uma pomada e fazer uns exercícios suaves de retração da pele do prepúcio. Se mesmo assim não resolver, pode ser preciso fazer uma pequena cirurgia para remover a pele do prepúcio (chamada de circuncisão).
Balanite: inflamação da glande, ou seja, a glande fica vermelha e dolorosa e pode sair um líquido branco espesso por baixo do prepúcio. Quando há inflamação da glande + do prepúcio chama-se balanopostite. Requer observação por médico, mas geralmente resolve facilmente com a aplicação de cremes com antibiótico específicos.
Parafimose: quando não se consegue recolocar o prepúcio na sua posição normal após ter sido retraído. Nestas situações o prepúcio aperta a glande, que começa a ficar inchada e dolorosa e a circulação da glande pode ficar comprometida. A “vida da pilinha” fica em risco! Por isso, é uma emergência e requer observação e atuação médica rápidas!!
Já que “é de pequenino é que se torce o pepino”, é também de pequenino que se lava direitinho a pilinha! Como fazer?
- Lavar todos os dias durante o banho com água morna. Se usarem gel de banho/sabonete, deve ser suave para evitar irritação da pele.
- Nos bebés não se deve puxar o prepúcio (a pele que recobre a glande da pilinha).
- Em meninos mais velhos, deve-se puxar suavemente o prepúcio (sem causar dor ou desconforto), lavar a parte da glande que fica visível e voltar a colocar a pele do prepúcio “no sítio”. Este tipo de higiene deve ser feita inicialmente pelos pais e depois ensinada à criança para que fique autónoma nos seus cuidados de higiene. É normal que inicialmente não se veja muita glande, mas ao longo do tempo vão perceber que a pele vai começar a descolar gradualmente.
- NUNCA puxar com força a pele do prepúcio! Este tipo de retração forçada pode magoar e fazer sangrar o prepúcio. A sua cicatrização pode fazer com que a pele fique menos elástica e impossibilite o natural descolamento do prepúcio causando uma fimose grave e mais difícil de resolver!

De vez em quando aparecem umas bolinhas brancas pegajosas por baixo do prepúcio? Isso tem um nome estranho: esmegma! É uma espécie de lubrificante que é normalmente produzido pela pele da pilinha. Quando não é convenientemente lavado, começa a cheirar mal e pode “secar”, aderir à pele da glande e prepúcio e fazer com que aí cresçam bactérias… Isto pode levar a uma inflamação da glande (chamada de balanite). Como ninguém quer uma pilinha a doer… mais vale lavá-la com cuidado todos os dias!

Um comentário em “Como cuidar da pilinha do bebé?”