Como já falamos no post prévio, na dermatite atópica existem 3 grandes inimigos: pele seca, inflamação e comichão!
Para evitar o aparecimento das áreas de eczema temos de os prevenir estes adversários em conjunto! Prestem atenção ao carrossel de imagens para saberem como…
Mesmo com todos estes cuidados, é habitual o aparecimento do eczema! Não foi falta de cuidado… não se martirizem! O mais habitual é que estas áreas de eczema melhorem e, mais tarde, voltem a aparecer. Às vezes, basta uma mudança na meteorologia!
Inicialmente hidratem mais vezes a pele, reforcem as medidas de controlo da comichão e contactem a pediatra. Se não melhorar, é provável que vos recomende um creme com corticóide para usar durante alguns dias. Existem corticóides de várias intensidades e a pele do bebé é muito sensível… não usem sem falar com um médico!
Em casos em que o eczema é mais grave, difícil de melhorar com corticóide ou está sempre a reaparecer, existem outros tratamentos alternativos que a vosso pediatra ou dermatologista vos irão recomendar.
E por fim não esquecer que estas crianças têm uma pele mais sensível e suscetível a infeções, por terem mais “brechas” por entram as bactérias. Portanto, se as zonas de eczema começarem a ficar ainda mais vermelhas e com uma crosta amarelada é importante consultar o médico para saber se é necessário começar antibiótico.
As boas notícias é que na maioria dos casos, a dermatite melhora muito com a idade. E muitas vezes resolve a partir da adolescência. Mas a pele seca com tendência para ter mais comichão vai continuar… portanto um bom hidratante será para sempre o melhor amigo de quem tem dermatite atópica!





Um comentário em “Dermatite atópica… o que fazer?”