Icterícia = pele amarela em linguagem médica! 🤓 E é causada por uma substância chamada bilirrubina.
Todos nós temos bilirrubina, mas os recém-nascidos têm mais porque são imaturos: glóbulos vermelhos do sangue imaturos geram mais bilirrubina e fígado e intestino imaturos eliminam menos bilirrubina!
Todos os recém-nascidos podem ficar um bocadinho amarelos… Habitualmente isto acontece a partir do 2º dia e mantém-se até às 2 semanas. Os bebés que fazem aleitamento materno exclusivo podem ficar amarelitos durante mais tempo. Nestas situações consideradas “normais” não é preciso fazer nada. 👍
Quando a icterícia começa mais cedo ou dura mais tempo, é preciso perceber se o bebé tem alguma doença. Outra situação que ficamos preocupados é quando os recém-nascidos ficam MUITO amarelos! A acumulação de bilirrubina de forma exagerada faz com que “chegue” ao cérebro, onde pode ser tóxica e causar problemas neurológicos ao bebé.
Como vigiar a cor da pele? Nem sempre é fácil… mas aqui ficam umas dicas:
- os recém-nascidos são muito rosadinhos, o que dificulta a perceber se a pele está amarela; para ultrapassar isto pode-se passar um dedo pela pele e ver se a pele fica branca ou amarela no segundo seguinte (antes de voltar a ficar rosada)
- a coloração amarela (habitualmente) progride de cima para baixo com o aumento da icterícia (1º cabeça >> 2º peito >> 3º barriga >> 4º coxas)
- esta tarefa é ainda mais difícil em bebés negros… estejam atentos à parte branca dos olhos e às palmas das mãos!
Quando levar o bebé ao médico?
- se estiver a ficar mais amarelo ou com mais zonas com pele amarela
- se estiver amarelo, a mamar mal e a fazer pouco cocó
- se estiver mais sonolento, a adormecer durante a mamada e difícil de acorda
- se estiver muito irritado
- se o cocó do bebé for branco
Maior atenção aos bebés prematuros e quando há incompatibilidade de sangue entre mãe e bebé (grupo de sangue diferente quando a mãe é grupo O ou Rh negativo).
Pais informados e com olhos atentos, mas sempre tranquilos e a aproveitar todos os momentos na chegada do mais novo membro da família!
