Dermatite seborreica é uma alteração da pele que ocorre em zonas onde há muitas glândulas sebáceas (produtoras de óleo). Aparece no couro cabeludo, zona das sobrancelhas, em torno do nariz e atrás das orelhas. Também pode aparecer na zona da fralda, do umbigo ou entre os dedos.

A crosta láctea é a dermatite seborreica do couro cabeludo. Não se sabe muito bem porque aparece… mas é muito frequente nos bebés – cerca de 70% dos bebés com 3 meses têm crosta láctea! Aparece como umas escamas amareladas, sem que a pele esteja vermelha e não dá comichão ou dor. O bebé continua bem disposto e a comer e dormir como habitualmente.
Vai desaparecer em semanas a meses, sem que seja necessário tratamentos. Mas…. podemos fazer algumas coisas para que os nossos bebés fiquem mais bonitinhos!
Como fazer?
👶🏻 Aplicar um pouco óleo (próprio para bebé)
👶🏻 Esperar cerca de 15 minutos para que as escamas amoleçam
👶🏻 Massajar suavemente com uma escova suave para que as escamas descolem
👶🏻 Depois é só dar banho e lavar a cabeça com o shampoo normal do bebé.
Se for preciso, repetir em dias alternados. Também podem realizar o mesmo procedimento com um produto específico, como o Kelual da Ducray.

Nunca, mas mesmo NUNCA!, tentem arrancar as escamas com as unhas ou uma pinça!! Isto vai magoar a cabeça do bebé, o que vai gerar inflamação da pele e… adivinhem…. mais crosta láctea! Portanto, regra de ouro: devagarinho e sem magoar!
Pode voltar a aparecer… é o mais frequente! É só voltar a fazer estes truques.
Mas se for persistente ou muito exuberante, marquem uma consulta com a pediatra para ter a certeza que não é outro problema e para que vos recomendem um outro tratamento.
Finalmente, outra regra importante: não colocar cremes com corticóides sem a indicação de um médico. Até pode ter funcionado com uma vizinha ou amiga… mas se for uma infeção da pele e não uma “simples” crosta láctea, pode piorar muito!! Tenham cuidado!
