A babycoque é o sistema mais seguro para transportar o bebé pequeno em viagens de automóvel. Em caso de acidente, aquela estrutura rígida funciona como uma concha que protege o bebé!
Mas para que isto seja verdade, temos de a usar corretamente:
🚘 a altura das fitas da babycoque devem estar ajustadas para o nível dos ombros
🚘 as fitas devem passar por cima dos ombros sem estarem a escorregar para os braços
🚘 depois de fechar as fitas no gancho, devem ser apertadas para ficar apenas 1 cm entre a fita e o peito do bebé (o suficiente para a largura de um dedo)
🚘 os recém-nascidos devem usar redutores próprios, que devem ser removidos quando o bebé começar a ficar apertado na babycoque; se após a remoção o bebé ficar muito “enterrado” na babycoque ou com cabeça muito solta, voltar a colocar o redutor e deixar bebé crescer antes de voltar a experimentar
🚘 retirar os casacos e mantas grossos quando o bebé está na babycoque dentro do carro para evitar sobreaquecimento
🚘 nunca deixar um bebé dentro do carro sozinho!
🚘 evitar ao máximo transportar o bebé no banco da frente! A tentação de recolocar a chupeta ou limpar o que o bebé acabou de bolçar faz com que possamos tirar os olhos da estrada e bastam dois segundos de desatenção para um acidente grave!
🚘 transportar o bebé no banco de trás e à direita para que, se for necessário parar na estrada para ajustar alguma coisa, o bebé esteja sempre do lado da berma
🚘 um espelho no apoio de cabeça do banco de trás permite ver se o bebé está bem através do retrovisor – se o bebé precisar de alguma coisa, primeiro parar o carro em segurança!
🚘 ir ajustando a altura das fitas e do apoio de cabeça com o crescimento do bebé. Quando a cabeça chegar ao ponto mais alto da babycoque, é altura de mudar para a cadeira seguinte. Como nem sempre estão disponíveis nas lojas, convém fazer a encomenda da nova cadeira quando a cabeça está a 2 dedos de atingir o limite!
